Violência lidera preocupações dos brasileiros, aponta Quaest
Pesquisa revela que tema ultrapassa questões sociais e econômicas pela primeira vez desde 2023
Por Plox
02/04/2025 20h15 - Atualizado há 21 dias
Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pela Quaest revelou uma mudança significativa na percepção da população brasileira: a violência passou a ser considerada a principal preocupação dos cidadãos, superando, pela primeira vez, questões sociais e econômicas.

O levantamento mostra que a violência deixou de estar tecnicamente empatada com problemas como fome, pobreza e a situação da população em situação de rua — um cenário registrado em janeiro, na pesquisa anterior. Agora, ela aparece isoladamente no topo das preocupações nacionais.
Desde o início da série histórica, em abril de 2023, essa é a primeira vez que o tema violência se destaca de forma tão expressiva. Naquele período, a economia era apontada como o principal foco de inquietação dos brasileiros. No levantamento atual, a economia divide o segundo lugar com os temas sociais.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e entrevistou 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, em todas as regiões do Brasil. As entrevistas foram realizadas entre os dias 27 e 31 de março.
Com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, o estudo indica um cenário em que a insegurança vem ganhando cada vez mais espaço na agenda da população brasileira.
É a primeira vez desde o início da série histórica da Quaest, iniciada em abril de 2023, que a violência aparece isolada como maior preocupação nacional