
Confrontos das oitavas da Libertadores e Sul-Americana são definidos
Sorteio da Conmebol em Luque define os duelos das fases decisivas com 11 clubes brasileiros na disputa
A torcida do Cruzeiro mal havia se acomodado nas arquibancadas do Mineirão quando o time já abria o placar diante do Palmeiras. Em noite inspirada, o atacante Kaio Jorge precisou de apenas um minuto para marcar o primeiro e, logo aos quatro, balançar a rede novamente, incendiando o estádio em Belo Horizonte.
Esses dois gols colocaram a Raposa em vantagem ainda nos primeiros instantes do jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputado neste domingo (1º/6). Kaio Jorge, protagonista absoluto, foi decisivo nos lances: o primeiro veio após escanteio cobrado por William, desvio de Kaiki e cabeceio certeiro do camisa 19. O segundo surgiu em jogada de bola parada, quando Christian bateu falta, a bola desviou e sobrou novamente para o atacante marcar no meio da área.
O Cruzeiro dominou o primeiro tempo, aproveitando o apoio da torcida e a consistência no meio-campo e na defesa. O goleiro Cássio, embora acionado em algumas finalizações adversárias, não teve muito trabalho. Enquanto isso, o Palmeiras encontrava dificuldades para furar a linha defensiva da equipe mineira. Apesar das investidas ofensivas do Verdão e das tentativas de pressionar a arbitragem por faltas e um possível pênalti, o árbitro aplicou apenas dois cartões amarelos no primeiro tempo, um para cada lado.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou mais ofensivo. Abel Ferreira promoveu mudanças ainda no intervalo, colocando Paulinho e Vitor Roque para tentar virar o jogo. A estratégia deu resultado apenas aos 41 minutos da etapa final, quando Allan recebeu passe de Lucas Evangelista e chutou cruzado para diminuir o placar. O Cruzeiro, porém, resistiu à pressão final do time paulista e garantiu a vitória por 2 a 1.
"Soubemos sofrer na hora certa e manter a calma quando foi necessário", destacou o técnico Leonardo Jardim após a partida
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 23 pontos, assumindo a vice-liderança da Série A, atrás apenas do Flamengo, que tem 24 e não joga mais antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Já o Palmeiras, que liderava a competição, caiu para a quarta colocação com 22 pontos.
A Raposa mantém 100% de aproveitamento como mandante nesta edição do campeonato, com cinco vitórias no Mineirão e uma no Parque do Sabiá. O próximo compromisso do time será contra o Vitória, em Salvador, no dia 12 de junho, pela 12ª rodada. O Palmeiras, por sua vez, voltará a campo pela Copa do Mundo de Clubes, enfrentando o Porto, de Portugal, no dia 15 de junho, no MetLife Stadium, nos Estados Unidos.
A partida contou com 57.474 torcedores no estádio e arrecadou mais de R$ 3,2 milhões. O árbitro da partida foi Rodrigo Jose Pereira de Lima, com o auxílio de Victor Hugo Imazu dos Santos e Francisco Chaves Bezerra Junior, além do VAR comandado por Paulo Renato Moreira da Silva Coelho.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 x 1 PALMEIRAS
11ª rodada — BRASILEIRÃO
Data e horário: domingo, 1º de junho de 2025, às 19h30 (de Brasília);
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG);
Gols: Kaio Jorge (2' 1ºT/CRU) e Kaio Jorge (4' 1ºT/CRU) e Allan (42' 2ºT/PAL);
Cartões amarelos: Richard Ríos (PAL), Kaiki (CRU), Christian (CRU), Estêvão (PAL), Vitor Roque (PAL) e Eduardo (CRU);
Cartão vermelho: -
ESCALAÇÕES DE CRUZEIRO E PALMEIRAS
CRUZEIRO (Técnico: Leonardo Jardim)
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Marquinhos); Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge.
PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos (Lucas Evangelista) e Raphael Veiga (Paulinho); Mauricio (Allan), Estêvão e Flaco López (Vitor Roque).
ARBITRAGEM
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE);
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).
Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.
Sorteio da Conmebol em Luque define os duelos das fases decisivas com 11 clubes brasileiros na disputa
Goleiro de 15 anos, filho de Eliza Samudio, integra lista de 25 para Copa 2 de Julho
Alex Chiu, de 41 anos, escalava sem o uso de corda quando sofreu o acidente fatal em ponto crítico da montanha
Atacante do Cruzeiro comenta absolvição e revela marcas emocionais deixadas pelo processo envolvendo exame antidoping
Outro anúncio de destaque foi a entrada do Grupo ESB Corp como investidor no Santa Cruz Futebol Clube, por meio da ONMED Assistência Médica — operadora de saúde pertencente à holding
Pais ultrarreligiosos optaram por rezar em vez de buscar atendimento médico para recém-nascida com icterícia; bebê morreu três dias após o parto
Cãozinho permaneceu ao lado da fenda até a chegada dos socorristas e ajudou equipe a localizar vítima
Pedra preciosa encontrada no rio Douradinho, em Coromandel, pode valer até R$ 16 milhões