Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.


É notícia? tá no Plox

Tecnologia vai monitorar tráfego marítimo na Ilha da Moela com apoio da Marinha

Deslize para os lados

APS e Marinha firmam parceria para implantar sistema VTMIS e reforçar segurança no Porto de Santos

por Redação Plox

Um importante passo foi dado para o avanço da segurança e da inteligência portuária no litoral paulista. A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Marinha do Brasil oficializaram um Acordo de Cooperação Técnica para instalar o Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS) na Ilha da Moela, em Guarujá.


Imagem Foto:Divulgação/APS


O VTMIS, ferramenta de alta tecnologia voltada para o monitoramento em tempo real de navios, contará com radares marítimos, câmeras eletro-ópticas de alta definição, estações meteorológicas e antenas, além de operar com energia solar fotovoltaica. A iniciativa visa não apenas ampliar a segurança da navegação e operações portuárias, mas também fortalecer o combate a ilícitos.



Essa será uma das quatro estações previstas para cobrir integralmente o Porto Organizado de Santos. As demais ficarão no topo da Serra do Mar, no Morro do Tejereba, também em Guarujá, e na Ilha Barnabé, em Santos. A APS será responsável por instalar os equipamentos na área administrada pela Marinha.



A assinatura do acordo ocorreu na Ponte de Inspeção Naval da Autoridade Portuária e reuniu autoridades como o presidente da APS, Anderson Pomini, o Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão, do 8º Distrito Naval, e o Capitão dos Portos Marcus André de Souza e Silva. Segundo Pomini, a integração proporcionada pelo sistema permitirá a criação de uma sala de situação na sede da APS, reunindo Receita Federal, Polícia Federal, Capitania dos Portos, praticagem e outros órgãos, com dados compartilhados em tempo real.


A previsão é que o edital para instalação do VTMIS seja lançado ainda este ano, iniciando obras aguardadas pela comunidade portuária há mais de dez anos. Para o Vice-Almirante Trovão, a adoção do sistema coloca o Porto de Santos entre os mais avançados do mundo em termos de consciência situacional e proteção contra ameaças como o tráfico de drogas.



Fique informado com o Plox

Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.