Enem 2025 será realizado em dois domingos em todo o Brasil, com exceção em cidades do Pará
Prova ocorre em 9 e 16 de novembro, mas em Belém, Ananindeua e Marituba será em 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da COP30
Desde a aprovação da nova regra de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a repercussão nas redes sociais foi intensa e abrangente. Um levantamento da Bites, empresa especializada em análise digital, feito a pedido do PlatôBR, revelou que 335 deputados publicaram um total de 1.501 postagens sobre o tema. Essas publicações somaram quase 6 milhões de interações, número considerado alto até mesmo para pautas políticas de grande apelo.
O volume expressivo de engajamento chamou atenção pelo apoio vindo de diferentes espectros ideológicos. Deputados do Partido dos Trabalhadores lideraram em número de postagens, com 569 publicações, mas foi o PSol quem obteve o maior engajamento: 163 posts renderam 1,1 milhão de interações, quase o dobro do total obtido pelos petistas, que somaram 591 mil.
A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) foi o grande destaque individual, acumulando mais de 500 mil interações. Em uma das postagens mais compartilhadas, ela classificou a medida como “uma vitória para os trabalhadores e trabalhadoras do país”. Outros nomes do PSol que ganharam projeção nas redes com o tema foram Guilherme Boulos e Sâmia Bonfim, ambos de São Paulo.
Além da base governista e da esquerda, deputados de outras siglas também repercutiram positivamente a medida. Entre os que mais se destacaram estão Lindbergh Farias (PT-RJ), Rogério Correia (PT-MG), Kim Kataguiri (União Brasil-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Julia Zanatta (PL-SC), Mauricio Marcon (Podemos-RS) e Tabata Amaral (PSB-SP).
Até mesmo parlamentares do PL, partido historicamente opositor ao governo Lula, participaram da comemoração. Foram 85 postagens feitas por 33 deputados da legenda, com um total de 202 mil interações. As publicações reconheciam os impactos positivos da medida, ainda que muitas viessem acompanhadas de críticas à administração federal.
“Uma pauta que realmente beneficia o povo não precisa de partido para ser apoiada”
O estudo conclui que o debate digital em torno da isenção do IR foi marcado majoritariamente por celebrações e tons de ironia, deixando pouco espaço para críticas diretas. A medida teve uma recepção política e popular imediata, consolidando-se como uma das principais pautas de engajamento nas redes sociais em 2025 até agora.
A amplitude do apoio e o cruzamento entre diferentes partidos mostram como o tema conseguiu unir vozes geralmente opostas no Congresso, ainda que momentaneamente, em torno de uma proposta com forte apelo junto à população.
Prova ocorre em 9 e 16 de novembro, mas em Belém, Ananindeua e Marituba será em 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da COP30
Prova ocorre em 9 e 16 de novembro, mas em Belém, Ananindeua e Marituba será em 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da COP30