Criminosos usam 7 ônibus como barricadas
Veículos foram tomados por bandidos na Pavuna e na Maré nesta quinta (11). Linhas da PM atuam em operações contra o tráfico e roubo de veículos; escolas foram afetadas.
Por Plox
10/04/2025 16h31 - Atualizado há 13 dias
Sete ônibus foram tomados por criminosos e usados como barricadas em diferentes pontos da Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (11), durante operações da Polícia Militar em áreas dominadas pelo tráfico. As ações ocorreram na Pavuna e no Complexo da Maré.

De acordo com a tenente-coronel Cláudia Morais, porta-voz da PM, as operações ainda estavam em andamento no início do dia, mas as vias já haviam sido desobstruídas. Ela alertou que a população deveria se manter atenta enquanto os trabalhos das forças de segurança prosseguiam.
Na Maré, onde a PM iniciou sua ofensiva logo cedo, criminosos obrigaram o motorista de um ônibus da linha 919 (Pavuna-Bonsucesso) a atravessar o veículo na Linha Amarela, o que provocou o fechamento temporário da via. A ação fazia parte de uma estratégia para desviar a atenção da polícia. “Essa tentativa foi frustrada, e o coletivo conseguiu seguir viagem”, informou Cláudia.
Na Pavuna, após um confronto intenso entre policiais e traficantes, outros seis coletivos foram tomados e atravessados em vias de acesso à comunidade do Chapadão. Os ônibus envolvidos pertenciam às linhas 669 (Pavuna-Méier), 779 (Pavuna-Terminal Madureira), SR399 (Pavuna-Passeio) e 793 (Pavuna-Terminal Sulacap).
Durante o tiroteio, dois criminosos foram baleados, e dois fuzis foram apreendidos. Segundo Cláudia Morais, $&& \"Tivemos um intenso confronto com os criminosos, e 2 foram baleados, com 2 fuzis apreendidos. Houve também essa estratégia de criar o caos e desviar a atenção da polícia\" $&&.
A Secretaria Municipal de Educação informou que duas unidades de ensino próximas às áreas dos confrontos foram diretamente impactadas. No entanto, o efeito foi mais amplo: 42 escolas da rede municipal suspenderam atividades na manhã desta quinta, e outras seis interromperam o atendimento por motivos de segurança.
A ação da PM teve como alvo o combate ao tráfico de drogas e o roubo de veículos na região. As comunidades de Vila do Pinheiro, Vila do João, Morro do Timbau, Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Salsa e Merengue e Conjunto Esperança foram os principais focos da operação no Complexo da Maré.
Agentes do Comando de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do 22º BPM (Maré) participaram das incursões, que seguem como parte de uma ofensiva contra o crime organizado na cidade.
Segundo dados do Rio Ônibus, ao longo de 2025, já foram registrados 49 casos de coletivos tomados por criminosos no município, o que evidencia a gravidade e a frequência dessas ações violentas.