Leilão no Copacabana Palace inclui móveis usados por estrelas internacionais
Hotel passa por reforma e coloca itens históricos à venda; evento acontecerá de forma presencial e online.
Por Plox
15/03/2025 12h15 - Atualizado há cerca de 1 mês
O Copacabana Palace, um dos hotéis mais icônicos do Brasil, passará por uma grande reforma em seu prédio anexo, o que resultará na venda de centenas de móveis e objetos históricos que já foram utilizados por hóspedes famosos. O leilão, que acontecerá tanto presencialmente quanto online, permitirá que interessados adquiram peças que fizeram parte das suítes ocupadas por nomes como Madonna, Freddie Mercury, Mick Jagger, Rainha Elizabeth II, Bob Marley, Jô Soares, João Gilberto, Fafá de Belém e Roberto Carlos.

Entre os itens disponíveis no leilão, estão cortinas, carpetes, luminárias, estampas emolduradas, poltronas, sofás, camas e até móveis de apoio para frigobares. Além disso, quem adquirir um dos lotes poderá levar praticamente um quarto inteiro, incluindo móveis de suítes históricas.
A renovação do edifício faz parte de um projeto para resgatar o padrão original do prédio anexo e trazer mais elementos da cultura brasileira para os espaços do hotel. Segundo Ulisses Marreiros, gerente geral do Copacabana Palace, a intenção é manter a nostalgia do local e garantir mais conforto aos hóspedes. A obra deverá durar cerca de dois anos e incluirá a ampliação dos quartos, que passarão a ter entre 70 m² e 80 m². A maior suíte continuará sendo a cobertura do anexo, com 170 m², onde se hospedaram estrelas como Bob Marley e Freddie Mercury.
A reforma também resultará na redução do número de quartos, passando de 96 para 68, e incluirá mudanças no restaurante Cipriani, que já foi premiado como o melhor restaurante italiano fora da Itália. O espaço do antigo spa será transformado em uma área fitness, enquanto um novo spa será construído no local.
Jorge Ben Jor, um dos moradores mais antigos do Copacabana Palace, terá até abril para desocupar seu apartamento antes do início da obra. Os móveis de seu quarto, ao contrário dos demais, não irão a leilão. Eles serão cuidadosamente armazenados e recolocados após a conclusão da reforma.
O arquiteto Ivan Rezende, responsável pela renovação do prédio principal em 2012, será o encarregado desta nova fase de modernização. O projeto também prevê melhorias na parte elétrica, hidráulica, na refrigeração e na iluminação do prédio. Durante três meses, entre junho e setembro, a piscina principal do hotel ficará interditada devido à construção de um novo bar, mas os hóspedes poderão utilizar a piscina do sexto andar, normalmente restrita a um grupo seleto de visitantes.
A leiloeira responsável pelo evento, Soraia Cals, destacou que entre os objetos leiloados estão itens que pertenceram a personalidades como Jorginho Guinle e Jô Soares. Por questões de privacidade, o hotel não revelou quais eram os quartos em que essas figuras moraram. Segundo Soraia, os móveis são de alta qualidade e muito bem conservados, tendo sido reformados na última grande renovação do hotel, conduzida pelo arquiteto francês Michel Jouannet no ano 2000.
Os lances serão livres, sem valor mínimo para os lotes. Tanto pessoas físicas quanto empresas poderão participar do leilão, podendo arrematar desde um único móvel até um conjunto completo de itens. “O mais interessante é que o comprador não leva apenas um objeto, mas sim uma parte da história do hotel”, disse Soraia Cals.
Cada quarto leiloado contém cerca de 30 peças, enquanto as suítes presidenciais incluem até 60 itens. Apesar disso, roupas de cama e alguns acabamentos, como espelhos e bancadas de banheiro, não fazem parte dos pacotes, a menos que o comprador tenha interesse e se responsabilize pela retirada adequada dos materiais.
O catálogo completo do leilão está disponível online e pode ser acessado pelo site da casa de leilões. Os interessados poderão participar do evento presencialmente, no próximo dia 18 de março, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 261, a partir das 19h30, ou de forma remota, por meio da plataforma onlinesoraiacals.com.br. Para dar lances, é necessário realizar um cadastro prévio e obter aprovação da equipe organizadora.