Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.


É notícia? tá no Plox

Zema avalia substituição no comando da Educação em Minas

Deslize para os lados

Insatisfação do vice-governador Mateus Simões com desempenho da pasta pode levar Igor de Alvarenga a deixar o cargo

15/07/2025 às 15:56 por Redação Plox

A permanência de Igor de Alvarenga à frente da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais está sendo colocada em xeque. Nesta terça-feira, 15 de julho, uma reunião entre o atual secretário e o vice-governador Mateus Simões (Novo) pode selar a decisão de uma possível mudança no comando da pasta.


Imagem Foto: Presidência


Segundo informações dos bastidores, Simões vem demonstrando insatisfação com os rumos e resultados entregues pela secretaria. Essa tensão se arrasta desde o ano passado, quando a então secretária-adjunta Geniana Faria deixou o cargo também em meio a divergências internas.



Apesar de o nome de Alvarenga ser ligado a iniciativas que ganharam destaque, como a implementação do Programa de Escolas Cívico-Militar em Minas, a avaliação negativa de Simões pesa mais, especialmente diante das articulações políticas que o vice-governador estaria fazendo com vistas ao cenário eleitoral de 2026.



A possível saída de Alvarenga surpreende integrantes do governo de Romeu Zema (Novo), dada sua atuação desde agosto de 2022, quando substituiu Julia Sant’Anna. Antes disso, ele já era sub-secretário da pasta e atuava diretamente nas diretrizes da educação estadual.



Para seu lugar, um dos nomes cogitados é o de Rossieli Soares, ex-ministro da Educação durante a gestão de Michel Temer. Ele já passou por cargos semelhantes nos estados do Amazonas, São Paulo e Pará. Entretanto, seu histórico inclui polêmicas, como uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Amazonas, por suposta omissão em fornecer documentos em uma investigação. Em 2022, também foi acusado de abuso de poder político durante a campanha eleitoral para deputado federal.



A gestão estadual ainda não confirmou oficialmente qualquer mudança, mas interlocutores próximos afirmam que a decisão pode ser tomada nos próximos dias, conforme os desdobramentos da reunião com Mateus Simões.



Fique informado com o Plox

Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

Veja também
Feitas para você
Início ULTIMAS 🔥 EMPREGO Próxima