Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de 2027
Mineirão e outras nove cidades serão sedes
Por Plox
17/05/2024 13h56 - Atualizado há 6 meses
O Mineirão é uma das dez arenas selecionadas pela CBF para sediar os jogos da Copa do Mundo feminina, na primeira vez em que a competição será disputada na América do Sul. O anúncio oficial do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 foi feito pela Fifa, em Bangkok, na Tailândia, na madrugada desta sexta-feira (17). Veja os detalhes na Live.
Infraestrutura existente garante escolha
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou um projeto à Fifa propondo dez estádios, todos previamente usados em 2014. Este fator foi determinante para a escolha, evitando novos custos de construção. No entanto, a decisão final sobre os estádios será confirmada após novas vistorias da Fifa. A Arena Pantanal, em Cuiabá, por exemplo, recebeu avaliações negativas em aspectos como locais para Fan Fest e acomodações.
Treinamentos em várias cidades
Para os treinamentos das seleções participantes, a CBF indicou 44 centros de treinamento (CTs) ou campos espalhados por 39 cidades em 12 estados. Esta estratégia visa oferecer infraestrutura adequada para todas as equipes, facilitando a logística durante o torneio.
Detalhes da competição
A abertura da Copa do Mundo está prevista para 24 de junho de 2027 no estádio do Maracanã, com a final marcada para 25 de julho, também no Rio de Janeiro. A disputa pelo terceiro lugar ocorrerá em Belo Horizonte. As fases do torneio serão distribuídas entre as cidades-sede, garantindo ampla cobertura e participação de diferentes regiões do país.
Cidades-sede confirmadas
As cidades confirmadas como sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027 são:
- Belo Horizonte (Mineirão)
- Porto Alegre (Beira-Rio)
- Brasília (Mané Garrincha)
- Cuiabá (Arena Pantanal)
- Manaus (Arena da Amazônia)
- Salvador (Arena Fonte Nova)
- Recife (Arena de Pernambuco)
- Fortaleza (Arena Castelão)
- Rio de Janeiro (Maracanã)
- São Paulo (Neo Química Arena)
Calendário dos jogos
Os jogos da fase de grupos começarão em 24 de junho e ocorrerão em vários estádios até 8 de julho. As oitavas de final serão realizadas entre 10 e 13 de julho, as quartas nos dias 16 e 17 de julho, e as semifinais em 20 e 21 de julho. A grande final está marcada para 25 de julho no Maracanã.
Essa será uma oportunidade histórica para o Brasil, tanto em termos de organização quanto para a Seleção Brasileira, que buscará conquistar seu primeiro título mundial em casa após o vice-campeonato de 2007 na China.