18/06/2025 às 14:34
por Redação Plox
18/06/2025 às 14:34
— por Redação Plox
O que era para ser uma brincadeira divertida em uma tradicional festa junina quase terminou em tragédia no litoral paulista.
Foto: Divulgação
Durante a 9ª edição da Quermesse do Itaóca, em Mongaguá (SP), uma mulher de 38 anos foi internada após se engasgar enquanto participava de um desafio proposto por uma das barracas do evento. A atividade prometia um prêmio de R$ 200 para quem conseguisse comer cinco paçocas em apenas 30 segundos.
Foto: Divulgação
Testemunhas relataram momentos de pânico. “Um homem começou a segurar a mulher que estava caindo e com muita dificuldade de respirar”, disse uma das presentes. Pessoas no local tentaram reanimar a vítima, sem sucesso, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A equipe de apoio da quermesse, composta por pessoas com treinamento em primeiros socorros, também tentou ajudar, iniciando os protocolos de emergência e tentando desobstruir as vias aéreas da mulher. No entanto, não conseguiram reverter a situação de imediato.
Segundo informações do responsável pela brincadeira, o engasgo teria ocorrido porque a vítima, na tentativa de acelerar o processo, empurrou o doce com o dedo para dentro da boca. Após o acidente, a barraca foi desmontada.
A organização do evento afirmou que o desafio já havia sido realizado em outras edições da festa e sempre com acompanhamento e regras claras. A participante estava acompanhada do marido e dos filhos no momento do incidente. “Em momento algum, houve qualquer tipo de imposição, pressão ou obrigatoriedade por parte da organização”, declarou o comunicado oficial.
A vítima foi levada inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e, no dia seguinte, transferida para o Hospital Regional de Itanhaém, município vizinho, onde segue internada nesta quarta-feira (18).