Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox

PRF intercepta transporte ilegal na BR-251: dez aves estavam em gaiolas pequenas e sem água

Homem foi flagrado em Padre Carvalho levando aves silvestres sem autorização; animais estavam em condições inadequadas

por Redação Plox

Um flagrante realizado na tarde da terça-feira, 17 de junho de 2025, resultou na apreensão de dez aves silvestres transportadas irregularmente por um homem de 55 anos na BR-251, no município de Padre Carvalho, região Norte de Minas.


Imagem Foto:: PRF / Divulgação


A ação ocorreu após o condutor, dirigindo um VW Gol prata, realizar uma ultrapassagem proibida em frente a uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que motivou a abordagem. Durante a fiscalização, os agentes notaram a presença de três gaiolas com aves visíveis pelas janelas traseiras do veículo.


Ao ser questionado, o motorista admitiu que não possuía nenhuma documentação exigida para transporte dos animais, como a Guia de Trânsito Animal ou licença do IBAMA. Ele revelou que as aves haviam sido capturadas na zona rural de Souto Soares, na Bahia, onde tem uma propriedade rural, e seriam levadas para Taboão da Serra, em São Paulo, com a intenção de mantê-las como animais de estimação.



As aves estavam em más condições, sendo transportadas em gaiolas inadequadas quanto ao tamanho e sem acesso à água. Foram identificadas dez aves, pertencentes às seguintes espécies: um coleirinho (Sporophila caerulescens), dois baianos ou papa-capim (Sporophila nigricollis), três cardeais do nordeste (Paroaria dominicana), dois sofrer, também conhecidos como corrupião (Icterus jamacaii), e dois trinca-ferros (Saltator similis).


A Polícia Rodoviária Federal classificou a situação como prática de dois crimes ambientais: a captura de fauna silvestre sem autorização e maus-tratos a animais. As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), vinculado ao IBAMA, localizado em Montes Claros. A ocorrência foi encaminhada ao Ministério Público em Salinas, que dará prosseguimento aos trâmites legais.



O caso reforça os desafios enfrentados pelas autoridades no combate ao tráfico e aos maus-tratos de animais silvestres, especialmente em regiões com grande biodiversidade e presença de espécies ameaçadas.



Fique informado com o Plox

Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

Veja também
para você
Instabilidade no mercado do café atinge produtores e consumidores em cheio
ECONOMIA

Instabilidade no mercado do café atinge produtores e consumidores em cheio

Valor da saca subiu de forma acelerada até abril e desorganizou todo o setor; pequenos negócios e consumidores sentem os reflexos

Investigação no Reino Unido liga remédios como Ozempic a mortes por pancreatite
SAúDE

Investigação no Reino Unido liga remédios como Ozempic a mortes por pancreatite

Autoridades britânicas apuram 400 casos de complicações graves envolvendo medicamentos usados para diabetes e emagrecimento

Preso em carro quente, menino de 4 anos morre; criança foi encontrada sem vida em veículo estacionado em condomínio
MUNDO

Preso em carro quente, menino de 4 anos morre; criança foi encontrada sem vida em veículo estacionado em condomínio

Kameron Jamel Williams entrou sozinho em um carro e não conseguiu sair; caso aconteceu na Geórgia, nos Estados Unidos

Labubu vira febre entre jovens e acende alerta sobre consumo infantil nas redes
COMPORTAMENTO

Labubu vira febre entre jovens e acende alerta sobre consumo infantil nas redes

Especialistas apontam riscos emocionais e sociais de tendências como Labubu, Bobbie Goods e copo Stanley entre crianças e adolescentes