Minas Gerais registra aumento alarmante de 40% nos casos de stalking em um ano

Estado contabiliza 1.324 ocorrências de janeiro a março de 2024, evidenciando um crescimento preocupante de 6% em relação ao mesmo período de 2023.

Por Plox

22/05/2024 11h40 - Atualizado há 7 meses

Minas Gerais registra 1.324 casos de perseguição de janeiro a março de 2024, indicando um crescimento de 6% em comparação ao mesmo período de 2023.

Perseguição crescente

A prática de stalking, derivada do verbo inglês "to stalk", que significa perseguir, tornou-se mais visível no Brasil após o caso de Kawara Welch, de 23 anos, que foi presa por perseguir um médico e sua família por cinco anos em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Kawara foi detida preventivamente em maio, após mais de um ano foragida.

Evolução dos casos de stalking

Desde que o stalking foi criminalizado pela lei 14.132 em 2021, Minas Gerais registrou 3.700 casos no primeiro ano. Em 2023, esse número cresceu aproximadamente 40%, ultrapassando 5.000 ocorrências. Apenas nos primeiros três meses de 2024, foram registrados 1.324 casos, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Relatos de vítimas

Uma mulher de 37 anos, que preferiu não se identificar, vive sob perseguição desde 2020, quando terminou um relacionamento de 13 anos. Após iniciar um novo relacionamento, seu ex-marido começou a invadir suas redes sociais, enviar mensagens ofensivas e chegou a agredi-la fisicamente na frente da filha do casal. "Ele invadiu minhas redes sociais e enviou mensagens para a pessoa com quem me relacionava", contou. Após a agressão, ela registrou um Boletim de Ocorrência e solicitou uma medida protetiva.

Repercussão jurídica

O advogado criminalista Bruno Rodarte explica que a conduta já existia, mas não era definida como crime até a lei de 2021. Antes, a prática era tipificada de outras formas, como ameaça e agressão. Ele acredita que o aumento das notificações está relacionado ao comportamento nas redes sociais, especialmente durante a pandemia, quando as relações se estreitaram digitalmente.

O caso de Kawara Welch

Kawara Welch começou a perseguir um médico em 2019, após se apaixonar por ele. Ela enviava inúmeras mensagens e fazia diversas ligações diárias. "Em um dia, chegou a mandar 1.300 mensagens e a fazer mais de 500 ligações por celular", relatou a vítima. O médico e sua esposa registraram 42 boletins de ocorrência por perturbação do sossego, ameaça e extorsão. Kawara tem 12 passagens pela polícia por assédio, importunação, roubo e descumprimento de medidas protetivas.

Impacto na sociedade

O advogado criminalista Berlinque Cantelmo destacou a demora nas tomadas de decisão sobre casos de stalking, alertando sobre os riscos significativos à saúde mental e física das vítimas. Ele enfatizou a importância de levar a sério qualquer sinal de perseguição e buscar ajuda imediatamente.

Definição e penalidades

Stalking é uma forma de violência na qual o agressor invade repetidamente a vida privada da vítima, restringindo sua liberdade e atacando sua privacidade ou reputação. No Brasil, a prática é considerada criminosa desde março de 2021, com pena prevista de seis meses a dois anos de reclusão e multa.

Destaques