Lula cogita nomear Rogério Favreto para o STF com a aposentadoria antecipada de Barroso
Presidente avalia escolha de desembargador conhecido por decisão em favor de sua soltura em 2018, enquanto setores pressionam por mais mulheres na Corte
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, tem se empenhado em aprender português desde junho e, durante uma das aulas, fez uma pergunta curiosa: quis saber o que é 'frango' no futebol. Ao descobrir que a palavra é usada para definir uma falha grosseira do goleiro, caiu na risada e demonstrou interesse por expressões típicas da linguagem esportiva brasileira.
O treinador tem sido orientado pelo professor paulista Roberto Piantino, autodidata fluente em sete idiomas. As aulas, feitas por videochamada, são agendadas com um ou dois dias de antecedência e priorizam termos e situações relacionadas ao futebol. “Ele riu muito quando expliquei o significado de 'frango'. Não sei a origem exata da expressão, mas pode ser porque é difícil pegar frango. Ele adora essas curiosidades”, contou o professor.
Disciplinado, Ancelotti nunca se atrasa ou adianta os horários. As aulas geralmente acontecem depois do café da manhã. Além dos encontros com Piantino, o técnico também utiliza aplicativos como Duolingo para acelerar o processo de aprendizado e se familiarizar com a cultura brasileira. “Ele me perguntou o que era pão de queijo, provavelmente depois de ver isso no aplicativo”, acrescentou.
O conteúdo ensinado é específico para o ambiente do futebol, com termos sobre posições, táticas e equipamentos. Expressões diferentes do espanhol, como 'chuteira', também chamam a atenção do italiano. Quando não sabe a palavra certa, recorre ao espanhol por ser semelhante, mas sempre busca aprender a forma correta no português.
Roberto Piantino chegou ao futebol profissional por meio do jornalista Mauro Beting e foi apresentado a Ancelotti por Fábio Seixas, diretor de comunicação da CBF. A conexão aconteceu após a vitória da Seleção contra o Paraguai. Além de Ancelotti, o professor também já deu aulas a atletas como Arthur, do Bayer Leverkusen, que estudou alemão e inglês.
Formado em Comércio Exterior, Piantino abandonou a área para lecionar. Durante a pandemia, perdeu todos os alunos presenciais, mas se reinventou no ensino online. Desde então, passou a dar aulas a jornalistas, dirigentes e jogadores. “Ensinar o Ancelotti é o ponto alto da minha carreira”, afirmou.
Ancelotti contraria o comportamento comum de técnicos estrangeiros que atuam no Brasil e não se interessam pelo idioma local. Seu esforço em aprender reflete também no filho, Davide Ancelotti, que surpreendeu ao se comunicar em português na apresentação como técnico do Botafogo.
A primeira oportunidade do treinador usar o novo idioma em público será nesta segunda-feira, às 15h30, na convocação da Seleção Brasileira para os jogos contra o Chile, dia 4, no Maracanã, e Bolívia, dia 9, em El Alto. O Brasil já garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026 e ocupa a terceira posição nas Eliminatórias.
Presidente avalia escolha de desembargador conhecido por decisão em favor de sua soltura em 2018, enquanto setores pressionam por mais mulheres na Corte
Presidente avalia escolha de desembargador conhecido por decisão em favor de sua soltura em 2018, enquanto setores pressionam por mais mulheres na Corte