Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.


É notícia? tá no Plox

Deputado aciona PGR contra Erika Hilton por nomeação de maquiadores

Deslize para os lados

Junio Amaral questiona legalidade de assessores que também atuam como maquiadores no gabinete da deputada federal

24/06/2025 às 12:24 por Redação Plox

Na última segunda-feira, 23 de junho de 2025, o deputado federal Junio Amaral (PL-MG) protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP). A ação questiona a nomeação de dois profissionais que também atuam como maquiadores em seu gabinete na Câmara dos Deputados.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados


Ronaldo Hass e Índy Montiel, ambos maquiadores, foram nomeados como secretários parlamentares no gabinete de Hilton. Segundo registros, Hass ocupa o cargo desde 6 de maio de 2024, com salário bruto de R$ 9.600, enquanto Montiel foi nomeado em 12 de dezembro do mesmo ano, recebendo R$ 2.126,59 mensais.



Amaral alega que a contratação dos dois profissionais configura desvio de função, uma vez que suas atividades principais seriam relacionadas à maquiagem da deputada para eventos e aparições públicas. Ele argumenta que isso contraria as normas da Câmara dos Deputados, que proíbem a contratação de serviços de caráter particular com recursos públicos.



Em resposta, Erika Hilton afirmou que ambos os assessores desempenham funções institucionais, como assessoramento em comissões, elaboração de relatórios e acompanhamento em agendas oficiais. Ela destacou que, fora das atividades parlamentares, os dois também atuam como maquiadores e, por serem seus amigos, ocasionalmente a maquiam, sendo creditados por isso em suas redes sociais.



O caso ganhou repercussão nas redes sociais, com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), criticando a deputada por \"bancar dois maquiadores com dinheiro público\". Hilton reiterou que, mesmo sem a atividade de maquiagem, ambos continuariam sendo seus secretários parlamentares devido às funções que desempenham no mandato.



A PGR ainda não se pronunciou sobre a representação protocolada por Junio Amaral. O gabinete de Erika Hilton permanece à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o caso.



Fique informado com o Plox

Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

Veja também
Feitas para você