Incêndios causam 33 mortes na Índia em parque de diversões e hospital infantil

Tragédia no parque de diversões TRP em Gujarat

Por Plox

26/05/2024 14h31 - Atualizado há 6 meses

No sábado, um incêndio devastador no parque de diversões TRP, localizado no município de Rajkot, no estado de Gujarat, resultou na morte de 27 pessoas, incluindo quatro crianças. A estrutura de dois andares do parque estava cheia, com mais de 300 pessoas presentes, quando as chamas começaram a se espalhar.

Foto: Reprodução de vídeo

Segundo o porta-voz da polícia regional, Radhika Bharai, "confirmamos as mortes de 27 pessoas, incluindo quatro crianças com menos de 12 anos". Os corpos ficaram tão queimados que a identificação está sendo feita por meio de "mostras de DNA dos restos mortais", informaram as autoridades locais.

Foto: Reprodução de vídeo

Sobreviventes descreveram momentos de pânico enquanto tentavam escapar. "Tentamos sair pela porta dos fundos, mas não conseguimos. Eu vi um raio de luz que vinha de fora. Chutei a placa de metal e cinco pessoas conseguiram escapar pulando do primeiro andar", relatou Pruthvirajsinh Jadeja ao jornal The Indian Express. A dificuldade de saída foi agravada pelo desabamento de uma estrutura temporária perto da entrada, disse o bombeiro Ilesh Kher, destacando a lotação do local devido ao fim de semana de férias.

Incêndio em hospital infantil de Nova Délhi

Na mesma noite, um incêndio no hospital infantil 'New Born Baby Care' em Vivek Vihar, Nova Délhi, resultou na morte de seis recém-nascidos. O diretor do corpo de bombeiros da capital, Atul Garg, informou que "o fogo se propagou de maneira muito rápida devido à explosão de um cilindro de oxigênio".

Dos 12 bebês presentes na maternidade, seis não puderam ser salvos a tempo. "Os 12 recém-nascidos que estavam na maternidade foram retirados do hospital com a ajuda de outras pessoas, que entraram no meio das chamas para tentar salvar os bebês", anunciou a polícia. As crianças que faleceram não conseguiram receber atendimento médico a tempo.

Reações e contexto

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, expressou suas condolências às famílias das vítimas em ambas as tragédias, classificando o momento como "incrivelmente difícil". Modi, que é natural do estado de Gujarat, também declarou estar "extremamente angustiado com o incêndio em Rajkot".

Incêndios são frequentes na Índia devido à deterioração dos edifícios, superlotação e falta de cumprimento das normas de segurança. A situação se agrava com a atual onda de calor que atinge o norte do país, com temperaturas de até 46,8ºC em Nova Délhi no sábado, contribuindo para a propagação rápida das chamas.

Estas tragédias ressaltam a necessidade urgente de melhorar as condições de segurança nos edifícios e a aplicação rigorosa das normas de prevenção contra incêndios para evitar futuros desastres.

Destaques