Lula enfrenta protesto de professores em Guarulhos e reage durante discurso
Os professores exigiam a autorização do governo federal para o reajuste salarial da categoria.
Por Plox
26/05/2024 10h28 - Atualizado há 6 meses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi confrontado por servidores da Educação em Guarulhos neste sábado (25), durante a inauguração de obras na rodovia Presidente Dutra. Os professores exigiam a autorização do governo federal para o reajuste salarial da categoria.
Manifestação e reação
Com faixas e cartazes, o grupo de manifestantes tentou interromper os discursos com palavras de ordem. Apoiadores de Lula tentaram silenciar os manifestantes, mas não obtiveram sucesso. Em meio ao tumulto, Lula decidiu responder diretamente aos servidores.
"Eu estou vendo alguns companheiros ali com um cartaz dizendo 'estamos de greve'. Que bom que vocês podem vir no comício do Lula e levantar um cartaz dizendo que estão em greve. Que maravilha é garantir o direito democrático das pessoas lutarem, das pessoas reivindicarem e garantir também um acordo no tempo correto", afirmou Lula, destacando a importância da democracia para a livre manifestação.
Comparação com governo anterior
Lula também comparou a atual situação com a do governo anterior, insinuando que manifestações eram reprimidas na gestão de Jair Bolsonaro (PL). "Até pouco tempo atrás, os estudantes não podiam se manifestar, os professores não podiam reivindicar. Os reitores não podiam reclamar e o governo não estava disposto a negociar. Ninguém podia vir aqui e reclamar e o governo daquela época também não queria negociar. Agora vocês podem, porque nosso governo é democrático e sabe lidar com diferença e contradições", completou.
Retorno ao tema das obras
Após abordar as reivindicações dos professores, Lula retomou o discurso original, focando nos benefícios das novas obras viárias para a população de Guarulhos.