
Adolescente sobrevive após prego atingir o coração em acidente com ferramenta
Jovem de 17 anos foi submetido a cirurgia de emergência após disparo acidental com pistola de pregos em SC
As mulheres brasileiras estão tendo menos filhos e adiando cada vez mais a maternidade. É o que apontam os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Taxa de Fecundidade Total (TFT) caiu significativamente nas últimas décadas. Enquanto em 1960 a média era de 6,28 filhos por mulher – chegando a 8,56 na região Norte –, em 2022 esse número caiu para 1,55 filho por mulher no Brasil, sendo a maior taxa registrada ainda na região Norte, com 1,89 filho por mulher.
Além disso, a idade média das mulheres ao terem filhos também aumentou. Em 2000, a média era de 26,3 anos, subindo para 28,1 anos em 2022. O levantamento ainda indica que esse adiamento da maternidade está ligado ao nível de escolaridade: mulheres com ensino superior completo têm filhos, em média, aos 30,7 anos, enquanto aquelas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto têm filhos aos 26,7 anos.
O estudo revelou que as mulheres indígenas registram a maior TFT do país, com 2,84 filhos por mulher. Em seguida estão as pardas (1,68), pretas (1,59) e brancas (1,35). As mulheres de cor amarela são as que menos têm filhos, com média de 1,22. Já em relação à idade, as brancas são as que se tornam mães mais tarde, aos 29 anos, enquanto as pretas têm filhos aos 27,8 anos, seguidas das pardas, com 27,6 anos.
Outro dado significativo é o crescimento no número de mulheres sem filhos. Em 2000, 10% das brasileiras entre 50 e 59 anos não tinham filhos. Esse percentual saltou para 16,1% em 2022, reforçando a tendência de mudança no perfil da maternidade no país.
Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.
Jovem de 17 anos foi submetido a cirurgia de emergência após disparo acidental com pistola de pregos em SC
José Thaysson, de 20 anos, morreu após acidente durante competição em Nova Ubiratã, a um dia do seu aniversário
Menina de 12 anos está em estado grave com queimaduras por todo o corpo; irmão de 7 anos também ficou ferido
Nova massa de ar polar chega entre os dias 30 de junho e 4 de julho e atinge principalmente o Sul, Centro-Oeste e parte da Região Norte
Estado do Rio terá 2 mil novas vagas para a Polícia Militar em 2026 e reforça operações com aeronave de guerra americana
Estudo aponta risco de colapso no sistema elétrico nos próximos anos e propõe medidas como retorno do horário de verão
Produção marca início do novo universo DC e contou com ação inédita em Copacabana e presença do elenco no Rio
Presidente brasileiro lamenta tragédia que já deixou mais de cinquenta mortos e dezenas de crianças desaparecidas nos EUA