
Comemoração termina em tragédia: jovem morre ao tentar salto mortal e bater a cabeça
Sonny Blundell comemorava nova fase da vida com a namorada quando sofreu acidente grave e não resistiu aos ferimentos
O fim de semana na Europa está sendo marcado por uma intensa onda de calor, com temperaturas ultrapassando os 40º C em diversos países e riscos elevados de incêndios florestais. Autoridades de Espanha, Itália, França e Portugal intensificam medidas para proteger a população e enfrentar os efeitos extremos do clima.
Na Itália, 17 cidades entraram em alerta vermelho neste sábado (28), abrangendo tanto o norte, como Milão, Bolonha e Turim, quanto o sul, incluindo Nápoles e Palermo, onde os termômetros devem alcançar os 39º C. Em Roma, às 10h locais (5h em Brasília), os termômetros já registravam 30º C, com previsão de chegarem a 37º C. No domingo (29), o alerta se estenderá para 21 cidades.
A região da Ligúria e a ilha da Sicília proibiram o trabalho ao ar livre durante os horários mais quentes do dia, e os sindicatos pressionam para ampliar essa medida para outras partes do país. Segundo a agência Ansa, o número de chamadas de emergência já aumentou consideravelmente na última semana.
Em declaração à AFPTV, a estudante Sriane Minà, em Veneza, compartilhou como tem lidado com o calor: \"Eu tento não pensar nisso, mas bebo muita água e nunca fico parada, porque é quando você pega uma insolação\".
Na Espanha, várias regiões estão sob alerta laranja, o segundo mais alto da escala, com expectativa de até 42º C em áreas específicas. A Agência Meteorológica Nacional (Aemet) destacou que a situação mais crítica ocorrerá no domingo (29) e pode se prolongar até segunda-feira, com picos de temperatura ao redor dos rios Guadalquivir, Guadiana, Tejo e possivelmente o Ebro.
As águas do mar na Península e nas Ilhas Baleares também estão mais quentes, ultrapassando os 26° C – um recorde para esta época do ano, segundo a Aemet. Os últimos três anos foram os mais quentes da série histórica espanhola.
Portugal também está sob pressão, com dois terços do território em alerta laranja no domingo. Lisboa pode registrar 42º C, e o risco de incêndios é classificado como máximo.
Na França, a situação se agrava com temperaturas que podem atingir 35º C em boa parte do país no domingo e segunda-feira. O meteorologista Tristan Amm, da Météo-France, alertou para noites \"muito desagradáveis\", em que os termômetros não devem cair abaixo de 20º C.
A onda de calor, causada por um \"domo de calor\" – sistema semelhante a um anticiclone que impede a dispersão do ar quente – afeta o sul francês desde sexta-feira (27) e deve avançar para o norte até terça-feira.
Em resposta, a prefeitura de Marselha anunciou gratuidade nas piscinas públicas e divulgou um mapa com locais climatizados. Já em Nice, cerca de 250 ventiladores portáteis foram distribuídos a escolas e idosos isolados nas últimas duas semanas.
Cientistas vêm alertando para o aumento da frequência e intensidade desses eventos devido às mudanças climáticas, que estão alterando significativamente o comportamento do clima no continente europeu.
Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.
Sonny Blundell comemorava nova fase da vida com a namorada quando sofreu acidente grave e não resistiu aos ferimentos
Walter Foxcroft, de 43 anos, foi encontrado morto pelos bombeiros após fogo atingir equipamento médico no estado do Arizona
Presidente dos EUA ameaçou impor novas sanções se conflito não for encerrado em 50 dias, mas não houve resposta de trégua por parte da Rússia
Acusado de homicídio e participação em gangue escapou de prisão superlotada escondido na bagagem de colega
Enquanto sul-coreanos debatem mais dias úteis, Brasil discute fim da escala 6x1 para reduzir carga de trabalho
João Gustavo se posiciona contra críticas a Ruth Moreira, chamada de 'oportunista' nas redes sociais
Aos 16 anos, Gui Khury conquista duas medalhas de ouro no Japão e se torna o adolescente com mais títulos dourados na história dos X Games
Cantor busca guarda unilateral de Léo, em meio a acusações e desentendimentos com Ruth Moreira, mãe de Marília