
Coreia do Sul cogita jornada de trabalho de até 69 horas enquanto Brasil discute redução
Enquanto sul-coreanos debatem mais dias úteis, Brasil discute fim da escala 6x1 para reduzir carga de trabalho
Na noite da última segunda-feira (27), o Teatro da Fundação Aperam Acesita foi palco de uma celebração marcante: a formatura da segunda turma do curso gratuito e exclusivo de Manutenção Mecânica para mulheres. Ao todo, 19 formandas receberam seus certificados e se tornaram aptas a atuar na indústria siderúrgica.
A capacitação, iniciada em janeiro, faz parte do Programa de Inclusão com Diversidade da Aperam, e busca promover mais equidade de gênero na indústria. Além de conhecimentos técnicos, o curso também trabalhou temas como saúde, segurança e relações humanas. Com uma carga horária de 257 horas, a formação incluiu conteúdos como metrologia dimensional, leitura de desenhos, tecnologia, hidráulica e pneumática básica, lubrificação, ajustes e tolerâncias, máquinas rotativas e soldagem com eletrodo revestido.
A formanda Vitória Campos compartilhou sua trajetória durante o evento, revelando que foi incentivada pelo marido a se inscrever e, ao fim da formação, já conquistou uma vaga na Aperam. Ela destacou o quanto o curso ampliou sua visão sobre a profissão e os desafios que a área representa para as mulheres, mas também reafirmou a capacidade feminina em superá-los.
Cecília Moreira, também integrante da turma, emocionou-se ao relatar o impacto da formação em sua vida. “Me apaixonei pela área e sigo agora em um curso técnico. Levo comigo tudo que aprendi aqui, me sinto mais forte e pronta para atuar”, afirmou.
Durante a cerimônia, Humberto Marin, diretor Industrial de Desenvolvimento da Aperam South America, reforçou o compromisso da empresa com a formação profissional e a diversidade. “Desejamos muito sucesso a cada uma de vocês”, disse.
Já Patrícia Augusto, da Gerência de Gestão e Gente e Business Partner da Aperam, falou sobre o orgulho de ver a transformação das participantes: “Esse é apenas o início da história de vocês. Sucesso sempre”.
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Cel. Luiz Magalhães, destacou o legado das mulheres na indústria. Segundo ele, a fundação, que completa 30 anos, já beneficiou mais de 200 mulheres em regiões como o Vale do Aço e o Vale do Jequitinhonha.
Estiveram presentes também Glautiere Paiva, gerente executivo de Sustentabilidade da Aperam; Moysa Ribeiro, gerente de Comunicação da empresa e diretora da Fundação; além dos instrutores Fábio Rogério e Hélio da Silva.
Representando o prefeito Vitor Prado, o servidor Gabriel Andrade elogiou a iniciativa e lembrou de sua própria experiência ao ser liderado por mulheres em uma multinacional. Ele ressaltou a importância da abertura de espaços no mercado de trabalho para todas.
A formatura da nova turma reafirma o pioneirismo da Fundação Aperam e sua contribuição para um mercado industrial mais diverso e inclusivo.
Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.
Enquanto sul-coreanos debatem mais dias úteis, Brasil discute fim da escala 6x1 para reduzir carga de trabalho
Timóteo lidera número de oportunidades, seguido por Ipatinga e Coronel Fabriciano; vagas exigem inscrição online
Inscrições vão até 26 de junho e contemplam 500 vagas imediatas em todo o Brasil, com benefícios e estabilidade via CLT
Formações em Manutenção Mecânica e Operadora Siderúrgica Soldadora seguem com inscrições abertas até 14 de maio; vagas são exclusivas para mulheres a partir de 18 anos
Reportagem do La Gazzetta dello Sport enaltece fé, longevidade e trajetória do goleiro do Fluminense antes do confronto contra a Inter de Milão
Iniciativas em cinco cidades do Vale do Jequitinhonha começam em julho e terão até nove meses para execução
Motociclista de cerca de 22 anos sofreu ferimentos graves após ser atingido por carro na rodovia entre Nova Era e Itabira
França registra temperaturas superiores a 41°C e Europa enfrenta calor intenso, com previsão de até 40°C na Alemanha