Lula cogita nomear Rogério Favreto para o STF com a aposentadoria antecipada de Barroso
Presidente avalia escolha de desembargador conhecido por decisão em favor de sua soltura em 2018, enquanto setores pressionam por mais mulheres na Corte
Nos últimos meses, o TikTok deixou de ser apenas uma plataforma de vídeos curtos e virais para se tornar também uma vitrine virtual de produtos. Por meio do TikTok Shop, criadores de conteúdo, marcas e consumidores se conectam diretamente, e uma nova profissão tem ganhado destaque nesse universo digital: a de Live Seller, ou vendedor ao vivo.
*
É de Ouro Preto, em Minas Gerais, que Nusa Maria encontrou seu espaço nesse novo mercado. Dona de um brechó, ela transformou completamente sua rotina para se dedicar às transmissões ao vivo, apresentando produtos de beleza, moda e utilidades domésticas. Todos os dias, a empreendedora passa cerca de sete horas ao vivo no TikTok Shop e, com esse esforço, chegou a faturar R$600 mil em apenas um mês.
"O meu trabalho hoje dentro do TikTok Shop são essas Live Shops ou vídeos apresentando produtos", relata Nusa.
Desde a pandemia, a empreendedora já atuava com vendas on-line, mas foi ao estudar o modelo de negócios do TikTok Shop — que já era sucesso em outros países — que decidiu mergulhar de vez na nova atividade. “Eu saí do meu emprego, mudei de casa e passei a me dedicar entre 12 a 14 horas por dia”, afirma. O esforço é diário e intensificado aos finais de semana, período em que o público se engaja ainda mais nas lives e vídeos.
*
"O Live Seller é um intermediador. Para isso, é preciso ter uma comunidade e ela precisa confiar no que você está oferecendo".
Para atuar como vendedor no TikTok Shop Brasil, é necessário seguir uma série de critérios. Segundo a plataforma, os requisitos incluem ter no mínimo 18 anos, possuir documento de identidade válido, não estar vinculado a entidades governamentais ou partidos políticos e ter CNPJ com natureza jurídica reconhecida, como MEI, EI, SLU, EIRELI, LTDA, S/A ou ONG.
*
A inscrição é feita diretamente no site oficial, com envio de documentos para aprovação da conta. Já quem deseja ser afiliado e apenas divulgar os produtos como criador de conteúdo precisa ter mais de 2 mil seguidores, ser maior de idade, ter publicado um vídeo nos últimos 180 dias e respeitar as Diretrizes da Comunidade.
O processo é dividido em três etapas: encontrar produtos que combinem com seu público, solicitar amostras, produzir uma live ou vídeo e, então, ganhar comissões por cada venda feita. As formas de monetização incluem transmissões ao vivo com cupons e checkout integrado, além de vídeos no feed que também geram receita.
*
Para os consumidores, o TikTok reforça medidas de segurança e alerta sobre possíveis golpes. Todas as etapas de compra devem ocorrer exclusivamente dentro do aplicativo. Caso algum vendedor direcione o cliente para sites externos, trata-se de uma prática fraudulenta.
A plataforma afirma adotar políticas de moderação rigorosas, protocolos antifraude e sistemas de pagamento protegidos. Além disso, há verificação de vendedores, regras claras sobre devolução e suporte ao consumidor, seguindo as normas do Código de Defesa do Consumidor e legislações específicas de comércio eletrônico no Brasil.
*
Com dedicação, estratégia e engajamento, a profissão de Live Seller tem se consolidado como uma nova fonte de renda para milhares de brasileiros — e a história de Nusa Maria mostra que, com esforço diário e conexão com o público, o sucesso pode ser alcançado até mesmo a partir de uma cidade histórica como Ouro Preto.
Presidente avalia escolha de desembargador conhecido por decisão em favor de sua soltura em 2018, enquanto setores pressionam por mais mulheres na Corte
Presidente avalia escolha de desembargador conhecido por decisão em favor de sua soltura em 2018, enquanto setores pressionam por mais mulheres na Corte