Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Enem 2025 terá aplicação em dois domingos e mudança de datas no Pará

Prova ocorre em 9 e 16 de novembro, mas em Belém, Ananindeua e Marituba será em 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da COP30

10/10/2025 às 07:37 por Redação Plox

Falta um mês para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O cronograma prevê a aplicação do exame em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Aplicação diferenciada no Pará

De forma excepcional, os candidatos de três municípios do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba — terão datas diferentes para o exame por conta da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), entre os dias 10 e 21 de novembro. Nestes locais, o Enem acontecerá em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Distribuição dos locais de prova

O Enem 2025 será realizado em 1.804 municípios de todo o Brasil. A indicação do local onde cada participante fará a prova estará disponível no Cartão de Confirmação da Inscrição, a ser divulgado pela internet em data ainda não informada pelo Inep.

Composição e duração do exame

A estrutura do Enem inclui quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva apresenta 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder às questões das seguintes áreas: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, artes, educação física, além de tecnologias da informação e comunicação, além de elaborar a redação.

O segundo dia, com duração total de 5 horas, será dedicado às provas de matemática, química, física e biologia.

Redação: critérios e dicas de preparação

Para os candidatos que querem aprimorar a escrita para a redação, o Inep divulgou a nova edição da cartilha "A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante". O documento detalha os critérios de avaliação, conhecidos como matriz de referência, e apresenta exemplos de textos que alcançaram notas elevadas na edição de 2024, servindo como inspiração para os participantes deste ano.

A redação do Enem pode valer até 1.000 pontos, sendo um dos diferenciais para quem busca melhor desempenho geral no exame.

Enem como porta de entrada para o ensino superior

Considerado o principal mecanismo de seleção para acesso ao ensino superior no país, o Enem é utilizado por programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em 2025, o exame volta a ser usado como opção para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou para declaração parcial de proficiência.

Instituições de ensino públicas e privadas adotam a nota do Enem, seja como critério único ou complementar, no processo de seleção de estudantes.

Além disso, os resultados individuais do Enem também são aceitos em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a