Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.


É notícia? tá no Plox

André Mendonça pode suspender oitivas em investigação sobre tentativa de golpe

Deslize para os lados

Ministro do STF analisará pedido da defesa de Filipe Martins para paralisar audiências entre 14 e 21 de julho

14/07/2025 às 20:04 por Redação Plox

Durante o recesso do Supremo Tribunal Federal (STF), que segue até o fim de julho, o ministro André Mendonça foi designado relator de uma ação apresentada pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro. A solicitação pede a suspensão imediata das audiências previstas entre os dias 14 e 21 de julho no âmbito das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.


Imagem Foto: STF


Martins, atualmente réu no chamado núcleo 2 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), busca interromper os depoimentos até que um recurso da defesa seja apreciado pela Corte. Esse recurso contesta decisão anterior do ministro Alexandre de Moraes, que vetou a convocação de algumas testemunhas indicadas por Martins.


Entre as pessoas que a defesa pretendia ouvir estão nomes centrais do bolsonarismo, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus filhos Eduardo e Carlos Bolsonaro, além do ex-procurador-geral da República, Augusto Aras. O veto a esses nomes foi um dos pontos de maior crítica por parte da equipe jurídica de Martins.



Além da questão das testemunhas, a defesa, liderada pelo advogado Jeffrey Chiquini, também questiona a competência do STF para julgar o caso. Segundo ele, o processo estaria repleto de falhas, como a ausência de intimação formal das testemunhas da defesa e o que considera um tempo insuficiente para analisar as provas.


A expectativa é de que André Mendonça, que foi indicado ao Supremo pelo próprio Jair Bolsonaro, avalie o pedido liminar nos próximos dias. Como está em atividade durante o recesso, caberá a ele decidir se as oitivas seguirão conforme o cronograma ou se serão suspensas temporariamente.



Nas redes sociais, Chiquini celebrou o encaminhamento da relatoria para Mendonça.
\"É uma vitória importante na condução da defesa de Filipe Martins\"

, afirmou o advogado, destacando que outros ministros do STF poderiam, segundo ele, ter impedimentos para julgar o caso com imparcialidade.


O desdobramento desse pedido poderá interferir diretamente no andamento da investigação que trata de uma das mais delicadas acusações contra aliados do ex-presidente Bolsonaro. Enquanto isso, o país aguarda a decisão do relator para saber se as oitivas seguirão conforme previsto ou serão temporariamente interrompidas.



Fique informado com o Plox

Acompanhe as últimas notícias e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

Veja também
Feitas para você
Início ULTIMAS 🔥 POLÍTICA Próxima